Itabuna debate, neste momento, o Infoleite que beneficia 4.320 crianças

Combate à desnutrição
Arquivo

 

Hoje, pais de crianças atendidas pelo programa Infoleite – executado pela Prefeitura de Itabuna com recursos com Governo Federal – diretores e professores das 66 escolas participantes do programa, participam de um seminário que vai explicar o funcionamento e a importância do benefício. O objetivo do Infoleite é ajudar no combate à fome e à desnutrição infantil, além de promover a segurança alimentar e nutricional das crianças. Em Itabuna 4.320 crianças são beneficiadas pelo programa.

O seminário, promovido pelo Departamento de Combate à Pobreza, da Secretaria de Assistência Social do Município, tem como tema “Leite na escola, Criança saudável”. O evento acontece no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, até as 11h30min.  A nutricionista Pricilla Pelagatti vai falar sobre a importância do valor nutritivo do leite para contribuição à saúde da criança. A coordenadora do Infoleite em Itabuna, Evanir Santiago da Costa, explicará detalhes do programa.

Evanir Santiago da Costa, conta que muitos pais e professores não conheciam o processo do programa, não sabiam de onde vem o leite, qual o processo da entrega e a importância do consumo, então eles decidiram fazer o seminário para passar conhecimento. Uma das beneficiadas do programa é a dona de casa Eliane Alves de Brito de 32 anos. Ela é mãe de Helisa Brito de 6 anos, que estuda no Grupo Escolar Ana Francisca Messias no bairro de Ferradas e recebe o benefício há três anos.

Eliane diz que o leite “ajuda muito no café da manhã dela e para o desenvolvimento, diminui o custo da feira porque já é um valor a menos e uma preocupação também”. Eliane garantiu participação no seminário e disse aprovar o programa que “é bem organizado. Eles entregam sempre na data certa”.

As crianças beneficiadas têm idade entre dois e sete anos, devem estar matriculadas em escolas municipais e serem cadastradas no programa Bolsa Família. O diretor da escola apresenta a listagem de matrícula para a coordenação do Infoleite na central do Bolsa Família e então é feito o cadastro do aluno pelo  Número de Identificação Social – NIS.  Cada família pode ter duas crianças no programa, elas recebem o leite na escola, ficando a cargo dos pais a decisão de receber todos os dias um litro de leite ou uma vez por semana cinco litros.